Biografia de Fabiano Peçanha

Fabiano Peçanha, filho de Jorge Peçanha e Maria Cristina Peçanha, nasceu na cidade de Cruz Alta, no interior do estado do Rio Grande do Sul, no dia de junho de 1982. Foi criando o gosto pelo esporte devido ao seu pai ser o treinador de uma equipe de atletismo na cidade de Panambi, vizinha à Cruz Alta. A equipe, mantida pela prefeitura municipal, se chamava Centro de Treinamento Desportivo (CTD). Seu pai levava seus atletas para competir em uma Kombi e, sempre que sobrava um lugarzinho na condução, ele levava o Fabiano junto. Com o passar dos anos e pouco antes do Fabiano iniciar sua carreira, seu irmão mais velho, o Juliano começou a competir pelo CTD.

E foi assim, indo nas viagens com o pai e vendo seu irmão correr, que aos dez anos de idade Fabiano também passou a integrar a equipe do CTD, em Panambi. Já no final do ano de 1992, Fabiano conquistou a sua primeira medalha de ouro, na categoria 10 a 11 anos da Rústica da Criança, em Porto Alegre. Foi a primeira, das quase 300 medalhas de ouro já conquistadas pelo atleta ao longo da carreira.

No ano de 1993 veio a primeira conquista de um titulo estadual, na prova dos 600m rasos durante o Campeonato Estadual Pré-Mirim, em Porto Alegre. Em 1997 Fabiano foi mais longe ao conquistar seu primeiro título em nível nacional. Foi a vitória na corrida de São Silvestrinha (a São Silvestre para atletas com até 15 anos) em São Paulo. O tempo obtido na vitória foi um recorde que permanece até hoje. Foi exatamente nesta prova que a família de Fabiano percebeu seu talento para o atletismo e que deveriam continuar investindo. No ano seguinte Fabiano alcançou o título Brasileiro e sul-americano dos 800m na categoria menor (sub 18). Em 2000 a família mudou-se para a cidade de Santa Cruz do Sul e durante a temporada Fabiano representou a equipe do Maua, sagrando-se campeão brasileiro na categoria juvenil (sub 20) e vencendo pela primeira vez o Campeonato Gaucho Adulto nos 800m. Em 2001 Fabiano passou a representar a equipe da Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC e venceu o campeonato Brasileiro, sul-americano e Pan-americano juvenil nos 1500m. Em 2003, conquistou seus primeiros ouros no Campeonato Nacional e também no Sul-americano Adulto de Atletismo. Nesse mesmo ano, entre tantas outras conquistas ainda vieram o Bronze nos 800m dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, na Republica Dominicana e nos 800m e 1500m do Campeonato Mundial Universitário.

O grande título da carreira do atleta veio em 2005, quando conquistou o Título Mundial Universitário dos 800m, na Turquia.

Passando-se os anos, Fabiano repetiu o Bronze nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro em 2007, obteve vários outros títulos nacionais e sul-americanos adultos, dezenas de conquistas estaduais e outras 3 medalhas em Mundiais Universitários, que somados aos dez títulos nacionais universitários, lhe rendeu da Confederação a homenagem como o maior atleta universitário da história do Brasil.

Em 2008, integrando a equipe da ULBRA de Canoas/ RS, Fabiano disputou os Jogos Olímpicos de Pequim, nos 800m, tendo alcançado a faze semi-final.

Atualmente Fabiano Peçanha é atleta do Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo e é considerado por muitos como o maior do atletismo gaúcho em todos os tempos.

O atleta deverá aposentar-se do alto nível no ano de 2016, aos 34 anos.

Fabiano Peçanha 2011 - Todos os direitos reservados